quarta-feira, 26 de agosto de 2009

9 Dicas de Marketing Tirados de uma Banca de Limonadas de uma Garota de Seis Anos

Num dia qualquer minha filha Sophia, me falou que gostaria de montar uma banca de limonada.
Como eu não queria passar a maior parte do meu fim de semana vendendo limonadas, tentei convencê-la, mostrando o quanto a gente gasta para comprar o mix para espremer os limões, os copos, esse tipo de coisas.

Apesar de todos os meus esforços, não consegui mudar em nada a opinião dela. Ela queria começar os seus negócios e não existia nada que pudesse impedi-la.

Então eu assumi o papel de estrategista na sua iniciação nos negócios. Decidi que pelo menos seria uma boa chance de ensinar à minha filha tudo sobre contagem de dinheiro, princípios básicos dos negócios e outras coisas mais.

Nós sentamos com um pedaço de papel e começamos a escrever o nosso plano.
Não demorou muito para Sophia ficar desesperada com os meus esforços em ensiná-la sobre estrutura de preço, lucro etc. Ela olhou para mim e disse:
"Mas Papai, eu só quero dar as limonadas. Nossos vizinhos são tão legais que eu só quero dar para eles a limonada."
Wow! O que se pode falar quando você ouve isso? Ela virou o jogo e eu não estava esperando. De repente a banca de limonadas tomou um significado totalmente diferente.
Nós deixamos de lado todos os nossos planos, ela desenhou uma placa e minha esposa a ajudou a fazer a limonada.
Um pouco antes de abrirmos os negócios, Sophia chegou com um ramo de hortelã que ela pegou no nosso jardim.
"Podemos colocar hortelã na limonada?" ela perguntou. "Eu quero que seja mega especial."
E com isso, numa manhã de Domingo, num bairro tranqüilo, ela começou os negócios. Poucos minutos depois, um de nossos vizinhos que ouviu sobre o projeto veio com 50 centavos comprar um copo de limonada. Duas vezes o preço que minha filha pretendia cobrar.
"Mas é de graça" Sophia disse a ele.
"Não tem problema. Eu quero pagar pela sua limonada", a vizinha respondeu.
Sem saber o que fazer com o dinheiro, Sophia colocou em um copo vazio e deixou em cima da mesa (onde qualquer um poderia ver).
Sem demorar muito, outros vizinhos apareceram, cada um dando a ela 50 centavos. Quando um carro passava, ela pulava pra cima e pra baixo e gritava "Limonadas Grátis!" torcendo para que eles parassem.
A maioria não parou. Entretanto, uma hora um parou e o motorista deu a ela 3 dólares pelo copo de limonada – 1.100% a mais do que a minha sugestão de 25 centavos por copo.
No fim do dia Sophia conseguiu juntar oito dólares com a sua banca de limonadas "grátis".
Quando tudo já tinha sido feito, eu percebi que embora minhas lições originais de business não tenham grudado em minha filha, eu aprendi bastante sobre marketing.
Eis aqui as 9 dicas de uma banca de limonadas que você pode usar nos seus serviços:

1. Dê às pessoas algo de graça e elas se sentirão obrigadas a retornar o favor.
Quando você ajuda alguém, isso cria naturalmente um desejo de retornar o favor. Como um web-designer, disponibilize dicas no seu blog, participe de fóruns oferecendo suporte e ajudando não-designers, divida suas idéias no Twitter. Fazendo isso você não só vai conquistar a confiança, mas vai desenvolver um relacionamento com clientes em potencial.

2. Dê à consumidores potenciais uma idéia do que você está oferecendo
Ofereça temas e templates de graça com uma atualização fácil para versões profissionais. Ofereça um estoque grátis de gráficos que lembrem uma identidade potencial ou marcas enquanto você demonstra a sua criatividade. Mas certifique-se de fazer bem feito. Quando os consumidores ficam contentes com a base do produto, eles vão estarão mais abertos à atualizações e melhorias.

3. Faça ser Mega Especial
Não ofereça somente a limonada. Coloque aquele sabor extra de hortelã. Faça tudo "Mega Especial" e os clientes perceberão. Eles não só irão voltar querendo mais, como vão contar aos amigos.

4. Não tenha medo de contar aos seus "vizinhos" (network)
Uma das primeiras coisas que a minha filha fez ao abrir a banca foi correr na porta ao lado e avisar os nossos vizinhos. Depois de pegar a sua limonada, ele ligou para outros 2 vizinhos, falando sobre a banca de limonadas – e os dois vieram com mais "doações". Não tenha medo de falar para amigos e colegas sobre os seus serviços. Nunca se sabe, eles podem contar ao seu próximo grande cliente.

5. Faça o que for preciso para ser notado
Não foi suficiente colocar uma placa. A propaganda da minha filha consistiu em pular, para cima e para baixo gritando "limonadas grátis" para os carros que passavam. Mesmo parecendo um exagero, isso funcionou. Como você está "gritando" os seus negócios?

6. Seja persistente
Mesmo que a maioria dos carros tenha passado batido, minha filha não desistiu. Finalmente, depois de muitas tentativas sem sucesso, um deles parou, dobrando o lucro dela no dia.

7. Desperte a Curiosidade
O primeiro cliente da minha filha já sabia sobre o seu projeto e estava lá assim que começou. Não lance o seu site somente, deixe as pessoas saberem que em breve estará no ar. Deixe lembretes, dê uma prévia do conteúdo, faça com que as pessoas anseiem pelo grande dia de inauguração.

8. Encontre boas parcerias
O irmãozinho da minha filha ficou o tempo todo bebendo a limonada – não era a melhor parceria. Entretanto, o amiguinho dela, da rua de baixo, ficou com ela o tempo todo pulando pra cima e pra baixo e gritando, dobrando os esforços de comunicação.

9. Anuncie a sua popularidade
Uma vez que o copo da minha filha começou a encher de moedas, as pessoas tenderam a doar mais. Não tenha medo de anunciar a sua popularidade. Coloque contadores de downloads, comente os lucros, mostre os seus números em lugares de grande visualização. Tenha certeza de que as estrelas estão alto o suficiente para garantir um pouco de exposição.

Escrito por: Jim Lodico
Fonte: WebDesignerDepot





Postado por: Dani Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário