sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Oito Temerosos Anos

Há precisos 8 anos ocorreu o maior divisor de águas desde a Queda do Muro de Berlim, o ataque, atribuído a Al Qaeda, ao WTC, na ilha de Manhattam. O infame 9/11, que tanto foi noticiado nos jornais, revistas, matérias televisivas e que rendeu inúmeros documentários, alguns acusando o próprio EUA de ter feito conluio contra si.


Desde então, os EUA tomaram conta do Iraque e tentaram inúmeras vezes instaurar uma república democrática no país, sendo que todas as investidas foram sem sucesso.


Ao tempo em que a democracia não foi alcançada, uma nova 'Caça às Bruxas', parecida com a feita pelo Sen. Joseph MacCarthy na década de 50 contra os comunistas, mais uma vez a nação da bandeira estrelada e vermelho e branca promoveu e gerou comoção em sua população na caçada à Osama Bin Laden e Saddam Hussein.


Osama Bin Laden - na época tachado como o esquematizador do atentado e líder da Al Qaeda - foi perseguido veementemente pelo exército americano nas colinas Afeganistão, mas até hoje nenhum sinal de progresso foi anunciado em nenhum tipo de mídia. Vai ver, as informações são confidenciais demais. Assim como aquelas vazadas, de que o próprio Osama Bin Laden recebeu treinamento pela CIA, no final da década de 80.


O único sucesso que as Forças Americanas teve, foi após uma destruição em massa da cidade iraquiana de Bagdá para achar o ditador bigodudo e atroz, Saddam Hussein. Que no final, foi encontrado em uma caverna, em condições de subexistência. E após um longo julgamento, foi culpado pelos atendados cometidos contra os curdos, a liberação de gás nervoso e uma sério de atrocidades vindas desde a década de 80 contra os países do Oriente Médio.


Não bastando, sua execução foi transmitada ao vivo por uma TV nacional do país, e repercutiu em todos os canais, tanto televisivos como da web.


Nesses 8 anos, bilhões de dólares - isso mesmo, BILHÕES - foram investidos na Guerra contra o Terror, como intitularam.


Em 8 anos o foco tem sido esse, e nos EUA, até hoje se consegue sentir a poeira que exala do asfalto desde 2001. 2.993 pessoas mortas - de acordo com registros americanos - sem contar os desaparecidos que, definitivamente, existem ainda.


O país teme pelo próximo ataque, e aumentou até seu nível de segurança. Um projeto para a instalação de equipamentos para detecção de mísseis ao redor da Casa Branca e Pentágono estão sendo estudos desde o atentado.


As pessoas não sabem o que fazer para se proteger.


O temor ronda os ares norte americanos há 8 anos.


Muitas dúvidas assombram este fatídico dia, e, até agora, muito pouco foi explicado sobre.


Quem sabe daqui 42 anos, assim como no caso do assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy, os arquivos sejam liberados para apreciação pública, e enfim, saibamos o que realmente aconteceu, e quem terá que sentar-se na balança da Justiça e receber a punição de acordo.


Só nos resta esperar.


Infelizmente.



por Glauco Mazrimas




















Um comentário:

  1. Infelizmente as coisas são assim mesmo. Foi um acontecimento catastrofico, de grandes proporções, que permitia aos EUA uma razão imensa. Que, na minha opinião, foi perdida como quando se grita em uma briga, quando se prede as estribeiras.E eles perderam.

    Eu, assim como vc, não sei.Não sabemos oq acontece ao certo.

    Mas me indigna o nome "guerra contra o terror", se são contra o terror, são a favor da paz. Nunca vi conseguir paz atraves de guerra.

    Muito bom o texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir