terça-feira, 6 de outubro de 2009

Satisfação garantida ou sua camisinha de volta

Ontem no caminho de volta pra casa eu vi um outdoor (sim, em SBC tem outdoor) de um Motel. Até aí, tudo bem. Mas pô, um dos apelos era ISO 9001. Cá comigo, ta de brincadeira né?

Pra quem não sabe, a ISO 9001 é para certificar a qualidade dos serviços prestados deixe sua piada aqui. E aí, eis que surge um turbilhão de questões que eu vou dividir com vocês aqui. Primeiro de tudo, quais os critérios? Como isso é julgado? Quem é o auditor líder? Pai amado...

Se o intuito é medir a qualidade, vamos aos itens que podem ser mensurados: satisfação yeah baby do cliente, limpeza (poooor favor, item primordial), organização, sigilo absoluto de informações cof cof, procedimentos (que não serão detalhados) e infra-estrutura (cama sem ruídos, espelho inteiro, parede a prova de som). Até agora eu acho que tão de palhaçada.

Ok! Querem ver se a qualidade está dentro dos padrões (?) exigidos. Mas imaginem só a auditoria. Ia ser no mínimo constrangedora divertido. Em auditorias acontecem "simulações" do dia-a-dia. Como seria esse nosso caso então?

Auditor: - Boa noite. Por favor, quero verificar o ruído das camas e as paredes a prova de som.
Dono: – Ok. Sem problemas. Vamos ao quarto 102 que lá o Ricardo e a Júlia vão mostrar para o senhor que estamos dentro das normas.
Tchuin-Tchuin-Tchunclain
Auditor: Hmmm muito bom. Podemos agora ver como você garante a satisfação do cliente?
Dono: Lógico. Sem problemas. Rick, Julinha, por favor!
Tchuin-Tchuin-Tchunclain
Dono: O sr. está bem? Quer se sentar?
Auditor: Oi? Er... Estou ótimo. Até eu estou satisfeito!!!
Dono: Quer que a Julinha mostre nosso posicionamento?
Auditor: Não, não! Já vi tudo o que eu precisava por hoje. Parabéns! Vou emitir agora mesmo o certificado de vocês.

Ta aí! Se não for desse jeito, não posso imaginar outra forma de auditar. Agora só me resta uma dúvida: no final, eles trocam um aperto de mão?

Por: Dani Daniela

2 comentários:

  1. hahaha Dani, posso falar?
    só você!

    ameeei!

    ResponderExcluir
  2. ai gata!! amei!!

    esse tipo de auditoria não me importo mesmo de passar, viu? rs.

    ResponderExcluir